Como guardar roupas de inverno: veja 4 passos essenciais

Proteja seus looks de inverno com dicas fantásticas de organização. Seu closet e suas peças agradecem!

A estação mais fria do ano já se despediu e aquele dilema vem à tona: como guardar roupas de inverno? Separamos dicas práticas e infalíveis para você proteger as suas peças não só durante essa época, mas ao longo do ano.

Além de aumentarem a vida útil das roupas, esses hábitos ajudam a manter o seu closet bem organizado. Assim, você pode reservar aquele espacinho para novas aquisições, e ter tudo sempre à mão na hora de construir seus looks. Acompanhe as recomendações!

Separação de peças

Antes de começar a arrumação, guarde um tempinho para separar as roupas de inverno das indicadas para outras estações.

A prática também é uma excelente forma de conferir aquilo que ainda está na moda, que ainda nos serve ou que já não vai mais ser utilizado.

Defina diferentes categorias como casacos, jaquetas, coletes, ponchos e blusas das demais peças de primavera e verão. Esse é o pontapé inicial na organização de como guardar roupas por muito tempo.

Atenção com a lavagem

Lavar todas as peças antes de começar a guardá-las é fundamental. Isso vale também para roupas de cama como cobertores, mantas e edredons.

Por ficarem tanto tempo guardados, esses itens acabam contraindo fungos e favorecendo o surgimento do mofo, se não forem higienizadas a tempo.

Roupas como casacos de couro, faux fur e outras peças pesadas podem precisar de uma limpeza específica. Uma boa ideia é levar esses componentes para uma lavanderia para que o tecido fique realmente higienizado, sem perder a hidratação e textura ideal.

Proteção das roupas

Uma dúvida muito comum é como guardar roupas para não mofar. Neste caso, a maior precaução é a maneira como a peça fica protegida, não necessariamente o jeito como ela fica disposta no closet.

Algumas técnicas são práticas e super eficazes, como guardar roupas de inverno a vácuo ou em sacos de TNT e capas de algodão. A primeira opção é perfeita para quem precisa economizar espaço. Enquanto a sacola e a capa, são ideais para peças que precisam de ar mas não devem ficar expostas.

Organização é tudo

Escolher a forma como sua coleção pessoal fica disposta no closet é muito importante. Começamos com a dica de como guardar casacos no guarda-roupa.

Opte por cabides largos, de plástico ou madeira, apenas para jaquetas de couro. As demais peças pesadas, como casacos e malhas, podem ficar dobradas, para evitar marcas e deformações.

Existem opções práticas para peças mais leves de inverno, como guardar roupas em caixas apropriadas para esse tipo de armazenamento. Uma dica muito legal é selecionar modelos que dialoguem com o estilo do seu closet. Além disso, você pode etiquetá-los para facilitar a organização.

O que não fazer!

Existem algumas práticas completamente reprováveis na organização de um closet, principalmente para o inverno.

Guardar roupas em sacos plásticos, por exemplo, é um erro muito comum. A prática pode amarelar as peças, reter a umidade e favorecer o aparecimento do bolor.

Agora você já sabe como guardar os seus looks de inverno da maneira correta. Aproveite também para acompanhar mais conteúdos incríveis em nosso blog.

Na MOB on-line, você ainda tem roupas alinhadas às tendências e novas coleções à sua disposição!